quarta-feira, 18 de maio de 2016

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE SUICÍDIO EM IDOSOS?


Ana Luísa, Eduarda Cristina, Júlia Camargos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o suicídio mata cerca de um milhão de pessoas no mundo por ano, matando mais que os homicídios e as guerras juntos. Estudos mostram que as estatísticas de suicídio se distribuem desigualmente pelo mundo. No Japão se tem uma das maiores taxas de suicídio, já no Brasil as taxas são baixas se comparadas com os demais países.
Os dados da OMS indicam que o maior índice de suicídios ocorre entre pessoas com mais de 70 anos de idade. Devido a isso, ela considera que o suicídio é “um grande problema de saúde pública”, apesar de não ser tratado como tal.
O suicídio em idosos pode ser causado por diversos fatores, nos quais os mais importantes são os que influenciam no estilo de vida, como por exemplo, o cansaço excessivo, não conseguir mais emprego ou não conseguir mais trabalhar, gerando estresse e pressão por problemas socioeconômicos. Por ser polêmico e ainda considerado um tabu na sociedade, o suicídio é um assunto pouco discutido e dificilmente abordado em programas de saúde pública. 
Muitas pesquisas investigam a percepção e motivação do idoso que tenta ou efetiva o suicídio, mas poucos buscam compreender a representação social deste fenômeno. Representação social é a maneira que cada indivíduo tem de pensar e interpretar a realidade cotidiana, porém mesmo sendo algo pessoal ela se constrói socialmente, através da cultura e de padrões estabelecidos no meio em que se vive. A representação social sobre suicídio entre os idosos é pouco comentada, porém o conceito básico que se tem é que é algo causado pelas consequências trazidas pela idade que faz com que o idoso se sinta incapaz. A dificuldade de falar sobre o assunto pode estar relacionada à grande culpa que os familiares e a sociedade sentem pelo fato ocorrido.
Por fim, é importante conhecer as representações sociais do suicídio praticado por idosos para que ocorra a melhoria das políticas públicas voltadas para à promoção da saúde na velhice, de forma a criar programas que insiram os idosos na sociedade. Também é preciso alertar os amigos e familiares para que deem mais atenção aos mesmos, acolhendo sentimentos e buscando ajuda profissional quando necessário, diminuindo assim o índice de suicídio em idosos.
                                                                      
REFERÊNCIAS
GELBERT, Laura. OMS: suicídio causa uma morte a cada 40 segundos no mundo. 2015. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/noticias/saude/2015/09/oms-suicidio-causa-uma-morte-cada-40-segundos-no-mundo>. Acesso em: 02 de maio de 2016.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; CAVALCANTE, Fátima Gonçalves. Suicídio entre pessoas idosas: revisão da literatura. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 4, n. 44, p.750-757, fev. 2010.
SILVA, Rosenilda Freitas da; GUTIERREZ, Denise Machado Duran. Representações sociais do suicídio entre grupos de idosos. Educamazônia, Humaitá, v. 9, n. 5, p.241-252, dez. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário