quarta-feira, 25 de maio de 2016

SUICÍDIO DE IDOSOS: É POSSÍVEL PREVENIR A ANTECIPAÇÃO DO FIM?



Geraldo Júnior Silva; Gustavo Pedro Alves; Maria Clara Cordeiro Cruvinel; Mariana Gonçalves Brandão.


             Cada vez mais, ouvimos falar sobre suicídio, conhecemos algum colega que já tentou ou até mesmo pai de algum amigo, mas não damos tanta importância a isso até ocorrer com alguém muito próximo de nós.
            Talvez tenhamos o pensamento de que suicídio ocorra somente com jovens, pela dificuldade em passar pelo período da adolescência ou com adultos, que tenham tido algum acontecimento trágico em suas vidas como falência financeira ou morte de um filho. Não esperamos que um idoso tenha pensamentos suicidas visto que é alguém maduro, com muita experiência e que para alguns, vivencia a tão sonhada oportunidade de ganhar sem trabalhar, conhecida como aposentadoria.
            Entretanto, notamos na população idosa um marcante número de suicídios.  Os motivos que levam a esta prática, em geral, envolvem a tristeza decorrente do falecimento do cônjuge, da perda do papel e do lugar social, da insuportabilidade do sofrimento, do isolamento, do surgimento de doenças crônicas, da falta de dialogo e da enunciação da depressão, dessa forma há uma perda de identidade e de sentido da vida.
Dentre os transtornos mentais a depressão é o que está mais relacionado ao suicídio segundo Sousa (2014), sendo que as principais expressões da depressão são a falta de interesse e da alegria de viver, atitudes negativas, tristeza e distúrbio do sono, desse modo deve se atentar ao idoso que apresentar esses sintomas para lhe oferecer apoio o quanto antes.
Então, são necessárias algumas medidas para prevenir um possível desejo suicida e auxiliar o idoso a passar de forma satisfatória esse último período da vida. Existem diversas atitudes que devem ser tomadas, como a atenção direcionada ao idoso e as suas vontades, a confirmação ou até inclusão de seu lugar em sociedade, o apoio ao demonstrar comportamentos depressivos, a autonomia de fazer e expressar aquilo que deseja, fazendo com que ele se sinta integrante do espaço em que está inserido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário