domingo, 3 de maio de 2015

Por que brincar é importante?




Letícia Teixeira


     Toda criança tem o direito de ter uma vida saudável repleta de cuidados, carinho e atenção. E é o nosso dever, como adultos, proteger os direitos dessas crianças. 

     A análise do papel da criança ao longo do tempo mostra que nos séculos que antecedem o século XVIII, elas eram desvalorizadas e exploradas para o trabalho. Depois passaram a ser vistas como uma potência econômica futura, tendo valor de mercadoria. Ou seja, ela cresceria, trabalharia e produziria riquezas. A criança não era reconhecida pela sua ludicidade e sim como um corpo que precisaria ser fortalecido. 

     O Trabalho Infantil é considerado uma prática ilegal no Brasil. Mais de três milhões de crianças e adolescentes trabalham, sendo que mais de um milhão e 600 mil deles possuem menos de 16 anos, segundo o censo do IBGE de 2010. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), em toda a América Latina, uma a cada dez crianças e adolescentes está na condição de trabalho infantil. 

    As crianças não devem trabalhar porque esse é o período de aprendizagem e crescimento, se a criança usa o seu tempo para trabalhar, pode ficar sem estudar e brincar ou ter o seu desenvolvimento comprometido.

     As brincadeiras foram reprimidas durante muito tempo, pois eram vistas como distrações, e a escola era vista como um local para treinamento onde as crianças aprenderiam o que era importante de acordo com as necessidades sociais. Atualmente, a escola é o local onde as crianças passam a maior parte do seu tempo, fazendo necessária a criação de espaços lúdicos, para auxiliar no processo de seu desenvolvimento.

     O brincar favorece a interação com o mundo e autoestima da criança. Por meio de jogos a criança exercita a sua autonomia, tem a sua curiosidade aguçada e aprende a agir. As brincadeiras também permitem que a criança tome distância do que a faz sofrer, fazendo-a elaborar situações que são difíceis de enfrentar. 

     Segundo Vygotsky (1989) - um dos autores que embasam teoricamente a proposta pedagógica da Creche Francesca Zacaro Faraco que é referência em termos educacionais - o brincar cria a chamada zona de desenvolvimento proximal, impulsionando a criança para além do estágio de desenvolvimento que ela já atingiu. A criança aprende brincando, liberando as crianças das limitações da realidade, fazendo com que elas criem situações imaginárias, que dependem da nossa cultura e do meio social. Por exemplo, quando duas crianças brincam de escolinha, elas fazem o uso da imaginação, mas, ao mesmo tempo, elas não se comportam de qualquer modo, pois elas obedecem às regras de comportamento esperados entre um aluno e o professor. 

    Dessa forma, percebemos como o brincar é algo essencial para o desenvolvimento infantil. Disponibilizar espaço e tempo para brincadeiras significa contribuir para um desenvolvimento saudável. É importante também que os adultos resgatem sua capacidade de brincar, tornando-se, assim, mais disponíveis para as crianças enquanto parceiros e incentivadores de brincadeiras. Uma criança não deve trabalhar, tem que dar trabalho, tem que brincar, ser feliz e se desenvolver da melhor forma possível.

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