terça-feira, 9 de junho de 2015

A PUBLICIDADE INFANTIL


Mayke Adiel

Diversas são as opiniões que circundam o tema publicidade infantil. Mas e você? O que pensa a respeito?
Em abril de 2014 foi aprovada de forma unânime, a Resolução n. 163 que considera abusiva a publicidade dirigida à criança. Esta resolução, define especificamente as características dessa prática, como o uso de linguagem infantil, de pessoas ou celebridades com apelo ao público infantil, de personagens ou apresentadores infantis, dentre outros.
Muitos pais eespecialistas defendem a proibição da publicidade voltada a esse público por alegar que as crianças não têm maturidade crítica para analisar uma propaganda e reconhecer seus interesses ocultos, além de influenciar crianças e adolescentes ao consumismo.
Alegam que essas propagandas influenciam seus filhos a pedir esses produtos simplesmente porque a menininha da novela tem, ou porque vão ganhar de brinde um bonequinho daquele filme que ele gosta.
No entanto, o mercado publicitário contra ataca dizendo que é preciso que as crianças sejam expostas a esse tipo de propaganda para se prepararem para receber informações das mais diversas naturezas. Ressalta, que é necessário também que os pais sejam mais participativos e ajude-os a distinguir o que está por trásda divulgação desses produtos. Concluem afirmando que somente assim ela se tornará um consumidor ciente de suas reais necessidades.
Devemos analisar também que as crianças são influenciadas por outros fatores que vão muito além da propaganda.
As crianças ás vezes pedem um produto aos seus pais simplesmente porque viram uma coleguinha da escola ou uma vizinha usando e não somente por causa de propagandas. Diante disso é exposta a nós uma outra questão: proibir a publicidade infantil vai resolver todo o problema?


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