Mayke Adiel
Diversas são as
opiniões que circundam o tema publicidade infantil. Mas e você? O que pensa a
respeito?
Em abril de 2014 foi
aprovada de forma unânime, a Resolução n. 163 que considera abusiva a publicidade
dirigida à criança. Esta resolução, define especificamente as características
dessa prática, como o uso de linguagem infantil, de pessoas ou celebridades com
apelo ao público infantil, de personagens ou apresentadores infantis, dentre
outros.
Muitos pais eespecialistas
defendem a proibição da publicidade voltada a esse público por alegar que as
crianças não têm maturidade crítica para analisar uma propaganda e reconhecer
seus interesses ocultos, além de influenciar crianças e adolescentes ao
consumismo.
Alegam que essas
propagandas influenciam seus filhos a pedir esses produtos simplesmente porque
a menininha da novela tem, ou porque vão ganhar de brinde um bonequinho daquele
filme que ele gosta.
No entanto, o mercado
publicitário contra ataca dizendo que é preciso que as crianças sejam expostas
a esse tipo de propaganda para se prepararem para receber informações das mais
diversas naturezas. Ressalta, que é necessário também que os pais sejam mais
participativos e ajude-os a distinguir o que está por trásda divulgação desses
produtos. Concluem afirmando que somente assim ela se tornará um consumidor
ciente de suas reais necessidades.
Devemos analisar também
que as crianças são influenciadas por outros fatores que vão muito além da
propaganda.
As crianças ás vezes
pedem um produto aos seus pais simplesmente porque viram uma coleguinha da
escola ou uma vizinha usando e não somente por causa de propagandas. Diante
disso é exposta a nós uma outra questão: proibir a publicidade infantil vai
resolver todo o problema?
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